eu existo, eu existi.

Bem-vindo ao blog da filosofia banal, polêmica e sem fundamento.

Francisco

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Valores em extinção

Se existe algum valor bastante raro de ser encontrado não só hoje em dia mas também presente durante muitos acontecimentos passados dentro da sociedade humana é a honestidade.

Mesmo convivendo organizado em diversas leis e dogmas religiosos onde a ética é de extrema importância na convivência saudável entre as pessoas, a busca pela superioridade individual é bastante presente.

É triste saber que num mundo, principalmente este de ordem capitalista, ser honesto é risco ou motivo de exclusão e solidão e que esta conduta perdida vai muito além das relações entre os indivíduos próximos, chegando a ser bastante influente nos rumos políticos e econômicos de um local ou de uma nação.

A acomodação social diante de escândalos que acontecem e que já fazem parte do cotidiano político é algo muito preocupante e um problema que deve ser constantemente combatido. Os princípios humanitários necessitam de uma enorme reforma que atue na base das família, nas escolas, nos negócios, na economia e na política, atingindo a consciência de todos, sempre na busca por um bem estar social e pelo resgate de valores praticamente em extinção.

Texto feito na prova do ENEM 2009, 06/12.

5 comentários:

  1. Adorei seu texto, Francisco.
    Com certeza estará acima da média nacional.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. o que fode com a honestidade hoje são as filosofias do tipo "jeitinho brasileiro" e "bonzinho só se dá mal".

    ResponderExcluir
  3. Oi Francisco.
    Os cursos você só poderá escolher depois que ser "aprovado", penso eu.
    Eu pensei em por a minha redação da prova no blog, mas to com vergonha, inventei tanta coisa. Hahaha!
    Beijos

    ResponderExcluir